Ao longo dos tempos e em diferentes culturas, o conceito de atitudes e comportamentos éticos varia
Ética é um conceito de que todo mundo fala, mas que suscita estudos sobre seu sentido e definição até hoje entre filósofos. Definir o que é ser ético, que atitude é ética, pode variar de acordo com a cultura, os costumes, a época.
Neste texto, vamos mostrar um pouco dessas discussões e a importância da ética para a vida em sociedade.
O que é ética
A palavra ética deriva do termo ethos, do grego antigo. Por sua vez, esse vocábulo tem duas variantes: êthos (caráter) e éthos (costume). Se muitas vezes ética e moral se confundem e se aproximam, não é à toa. A palavra moral deriva de moris, a tradução latina para ethos.
Uma possível definição para ética é dizer que ela é o conjunto de princípios que norteiam a conduta das pessoas na vida em sociedade.
Em um artigo, o professor Mario Alencastro elaborou a seguinte definição: “a ética seria uma espécie de teoria sobre a prática moral, uma reflexão teórica que analisa e critica fundamentos e princípios que regem um determinado sistema moral”.
Levando para o campo da ciência, a ética é uma área da filosofia que estuda a conduta humana. Nesses estudos, são investigados os princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano.
No livro “O que é ética”, Álvaro Valls começa o texto já mostrando a dificuldade de definir o conceito. “A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar quando alguém pergunta”, escreve o autor.
O que é um comportamento ético
Muito do que se fala sobre ser ético está relacionado ao conceito de comportamento considerado certo ou errado. Daí, dá para ver que é difícil ter uma definição universal e única, que perpasse o tempo.
Os costumes mudam. E são diferentes em cada cultura, influenciados por diversos fatores. Algo que no século XIX era considerado errado hoje pode ser encarado como normal e vice-versa. Um comportamento avaliado como errado em uma cultura pode ser correto em outra.
Então, o que é um comportamento ético? Em seu livro, Valls traz a seguinte definição. “Um comportamento adequado aos costumes vigentes, e enquanto vigentes, isto é, enquanto esses costumes tivessem força para coagir moralmente ou socialmente.”
Há situações em que essa definição é menos vaga e mais assertiva. É o caso dos códigos de ética, adotados por muitas instituições, empresas, órgãos de governo e entidades representativas de profissões. Esses textos em geral trazem princípios que regem os comportamentos aceitos enquanto a pessoa está no exercício de atividades ligadas àquela empresa, instituição ou profissão. Alguns dos exemplos mais famosos nesse último caso são os códigos de ética médica e de advogados.
Qual a importância da ética para a vida em sociedade
No artigo que já citamos, Alencastro afirma que “a ética está relacionada ao desejo de realizar a vida mantendo com os outros relações justas e aceitáveis”.
Essa reflexão traz uma direção sobre a importância da ética para a vida em sociedade. Algumas atitudes que podem ser consideradas nessa perspectiva seriam:
- ações e comportamentos que prezam pelo bem-estar em sociedade;
- respeito aos outros;
- respeito a regras, leis e normas sociais.
Como exemplo de comportamento ético na cidade, podemos citar: respeitar pedestres, não jogar lixo nas ruas ou fora de recipientes adequados, limpar dejetos de cães ao levá-los para passear ou respeitar regras de silêncio para não incomodar a vizinhança.
Tais atitudes estão em linha com, como definiu Alencastro, ideias de bem e virtude, “enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz”.
Neste texto, entenda como uma educação humanizada forma o estudante mais consciente de seu papel na sociedade.